A origem do Arco-Íris


Assim como o como o anel de ouro no quarto dedo dos cônjuges é apenas um símbolo de algo muito maior, o arco-íris é um memorial de uma aliança muito maior entre Deus,o Homem e a Natureza.

Entendendo a primeira aliança:
De Adão e Eva até Noé antes do dilúvio vigia a primeira Aliança sobre a relação da Humanidade com com o resto da criação. Ela está descrita em Gênesis 1 do versículo 26-31. Após ter criado o universo ter dado forma a Terra, limites aos mares e ter criado animais de todas as espécies terrenas no 6º dia, Deus abençoou e fez um pacto dando domínio (senhorio) a humanidade,pois esta foi feita a imagem dEles. Leia o trecho abaixo:

Então Deus determinou: “Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. 

Dominem eles sobre 
os peixes do mar
sobre as aves do céu
sobre os grandes animais
todas as feras da terra
e sobre todos os pequenos seres viventes
que se movem rente ao chão!” 
27Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou. 28Deus os abençoou e lhes ordenou: “Sede férteis e multiplicai-vos! 

Povoai 
e sujeitai toda a terra;
dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!”

Nesta parte o Criador define a alimentação da humanidade e seu sustento:
29E acrescentou Deus: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento
30Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a todos os répteis da terra, e a todas as criaturas em que há fôlego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento!” E assim aconteceu. Gênesis 1:26-30

Uma palavra que aparecerá várias vezes ao longo deste estudo é "sujeitai", caso haja dúvidas do que é deixo aqui o significado:
sujeitar
verbo
  1. 1.
    transitivo direto e bitransitivo e pronominal
    tornar(-se) sujeito, dependente ou obediente, subjugar, submeter.


Voltando a reflexão,percebemos aqui que originalmente o ser humanos possivelmente era vegetariano.

Calma,já tô chegando na segunda Aliança e no tal do arco-íris.

Então o tempo passou, o pecado entrou, a humanidade decaiu,se proliferou e a malignidade do homem aumentou sobremaneira. Veja o que está escrito em Gênesis 6:5
Contudo, o SENHOR observou que a perversidade do ser humano havia crescido muito na terra e que toda a motivação das ideias que provinham das suas entranhas era sempre e somente inclinada à prática do mal.
Tamanha maldade feriu o coração de Deus, por graça e misericórdia Ele salvou o único homem justo daquela geração e sua família,então vem a história do Dilúvio descrito no capítulo 7 e 8. A Terra e todos os seres vivente sobre o solo pereceram, Depois de muitos meses as águas foram baixando aos poucos e quando Deus ordenou eles saíram todos da grande arca salvadora que é um simbolismo para Cristo. 
Noé não demorou em fazer um altar à Deus e oferecendo holocausto puro o aroma agradável da adoração subiu até o SENHOR. 

E Ele declarou a si mesmo o seguinte:

 Jamais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porquanto seu íntimo é completamente inclinado para o mal, desde o nascimento. E nunca mais destruirei todos os seres nos quais há o fôlego da vida, como fiz desta vez.
Enquanto durar a terra, semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais cessarão seus ciclos naturais!" 

Gên 8:213 e 22 

Bem, vamos analisar este versículo com atenção, pois o mesmo joga por terra muitas concepções errôneas. Aqui vemos que somos inclinados ao mal constantemente, e mais, já nascemos assim, já nascemos corrompidos. Não nos tornamos  pecadores após os sete anos de idade , como muitos creem. O que realmente acontece é que com o tempo tomamos,ou ao menos deveríamos , tomar consciência do quão pecadores nós somos. Não somos um Yin e Yang, antes éramos todos apenas Filhos da Ira e ganhamos o direito de sermos chamados Filhos de Deus em Cristo Jesus.

Dos versículos 1 ao 8 ,Deus abençoa o homem e re estabelece o tipo de relação que ele terá com a natureza, no nono Ele estabelece um Aliança com os humanos e seus descendentes assim como os animais terrestres,aves,feras etc. À eles o SENHOR promete que tudo que existe nunca mais seria destruído pelas águas do Dilúvio e para demonstrar isso deu-nos um sinal.

E Deus afirmou: “Eis o sinal da Aliança que instituo entre mim e vós e todos os seres vivos que estão convosco, para todas as gerações futuras: 13 colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal fulgurante da Aliança entre mim e a terra!14Quando Eu reunir as nuvens sobre a terra e o arco surgir por entre as nuvens,15 eu me lembrarei da Aliança que há entre mim e vós e todos os seres vivos de toda a carne. E as águas nunca mais se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. 16 Quando o arco estiver na nuvem, Eu o verei e me lembrarei da Aliança eterna que há entre Deus e os seres vivos de todas as espécies que vivem sobre a face da terra!”. 17 E concluindo, asseverou Deus a Noé: “Este é o sinal da Aliança que estabeleço entre mim e toda a forma de vida que existe sobre a face da terra!”. Gên 9:12-16

Esta é a razão de ser do arco que na verdade não é de Íris, a deidade mensageira grega, mas sim do SENHOR Todo-Poderoso para se lembrar do que eternamente prometera.

Por Ana Paula Lima


Comentários