Você já deve ter visto por ai um vitral,filme ou desenho em livros infantis sobre Adão e Eva no Jardim do Éden. Eva com cabelos longos cobrindo estrategicamente certas partes do corpo que, somente depois do pecado que cometeram é que se tornaram vergonhas. Uma bela maça vermelha, dessas dignas de um filme da Disney e uma serpente verde enrolada numa árvore. Ela come o fruto proibido e oferece ao seu marido. Pronto... Já estão perdidos!
Atenção: Quero esclarecer que afirmar que o fruto proibido era uma maçã não é correto, em momento algum isso foi esclarecido. No original usam o termo "pomo", um tipo de fruta que tem forma semelhante a maçã,porem não é uma palavra especifica.
É mais ou menos essa narrativa perpetuada no meio cristão, muitos acreditam que a gula foi o pecado original e que por conta dela toda Terra foi desvirtuada, mas meu caro leitor, se apenas prestarmos atenção às Sagradas Escrituras perceberemos que não foi a tal da gula que levou nossos pais a pecarem. O SENHOR Deus já havia fornecido o lugar perfeito para que a obra-prima da Sua criação vivesse, vejamos o que Ele mesmo disse:
29E acrescentou Deus: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento! 30Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a todos os répteis da terra, e a todas as criaturas em que há fôlego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento!” E assim aconteceu. Gênesis 1:29-30.
O homem e a mulher já possuíam tudo que era preciso para que vivessem muito bem, eles não estavam famintos,pelo contrário, naquele Jardim devia haver variedades de frutas e sementes que nossa mente limitada não pode sequer imaginar. Então eles não pecaram por estarem com fome e tão pouco por estarem desavisados a respeito do que Ele queria a respeito daquela árvore e seu fruto:
16E o SENHOR deu a seguinte ordem ao homem: “Comerás livremente o fruto de qualquer espécie de árvore que está no jardim; 17contudo, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!” Gênesis 2:16-17
Deus conscientizou Adão, assim como vemos ao longo de toda Bíblia, Deus em sua grande misericórdia nunca faz nada sem nos avisar antes. Mas então, se eles não necessidades nutricionais da Arvore do conhecimento do bem e do mal, se já haviam sido avisados pelo Criador do universo de que não comessem, por que comeram?
Satanás não escolheu Eva para começar o plano por acaso, ele sabia que Deus havia falado ao homem o seu querer antes ainda da criação de Eva, ela soube desta unica regra através o marido o que a tornaria mais facilmente . Uma comparação simples seria: Quem você acha que desobedeceria o rei? O súdito que ouviu a palavra da boca dele ou aquele que ouviu de terceiros? Travestido de serpente - que era o animal mais astuto dos animais do campo (Gên 3:1). Ele já chegou até Eva com um questionamento que sabia ser falso, mas que o fez mesmo assim para persuadi-la a conversar e ser enredada.Vejamos:
1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que Yahweh Deus havia feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: “Então foi isto mesmo que Deus falou: ‘Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim?’ 2Ao que declarou a mulher à serpente: “Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim. 3Mas do fruto da árvore que está no centro do jardim, Deus disse: ‘Dele não comereis, nele não tocareis, para que não morrais!’” 4A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis!" - GEnesis 3:1-4Perceba como foi sutil e contundente ao mesmo tempo a afirmação de Satanás, ele desmente as consequências do pecado. Esse foi o primeiro "não é bem assim" da História e não parou por aí, além de falar contra a Palavra do TodoPoderoso, a Serpente segue dizendo que o motivo para que Deus não lhes de daquele fruto é porque serão como Ele.
Foi ai que finalmente Eva presta atenção na Arvore, parecia ter um sabor bom, era muito atraente ao olhar e o principal, lhe daria sagacidade! Eva toma o fruto, come e o oferece ao seu marido que estava em sua companhia. Eles quiseram saber como Deus sabia,ser como Deus era e assim desobedeceram a única coisa que lhe era proibida. Eis o pecado original, a rebeldia é algo abominavel para o Santo.
Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que estava em sua companhia, e ele igualmente comeu. Gênesis 3:6E você talvez se pergunte... Ué, mas a serpente não disse a verdade? Eles continuaram vivos...Afinal que morte era essa que Deus disse? Ora, para entender isso você precisa saber que somos compostos por três unidades. Corpo, alma, espírito:
- O corpo é a parte física, onde estão seus órgãos, ossos,músculos,trilhões de células etc.
- A alma constantemente é confundida com o conceito de espírito ,mas pretendo deixar mais claro aqui.O Novo testamento foi escrito em grego, nele o termo para alma é psique, que se traduz como uma parte interna invisível. É entendida como a parte onde estão nossas memórias,nossas emoções e desejos, em outras palavras o que entendemos por "mente". Uma definição mais simples seria: a alma é uma capa de memórias.
- O espírito é a parte criada por Deus para que nos conectemos a Ele. Adão e Eva foram criados com essa conexão direta. Deus é espírito,logo a obra prima de Sua criação precisava ter um espírito vivo para estar ligado ao Criador.
Eles perderam o canal que os conectava com o Senhor e dali em diante cada ser humano ao nascer já vem com um defunto que é seu espírito morto que somente pode ser vivificado através do Espírito Santo de Deus! Todos nascemos com uma alma que tem por objetivo satisfazer os seus próprios desejos, o espírito (vivificado) milita contra os desejos da alma e daí temos o conflito interno que durará a vida inteira num cristão. Quanto mais você beber d'Água da Vida e se alimentar do Pão do Céu -> Jesus Cristo <- mais força seu espírito terá para derrotar as diárias investidas da carne.
Ana Lima
Comentários
Postar um comentário