Qual a essência da Bíblia ?




A Bíblia Sagrada tem tanta coisa,né? Tanta informação histórica,poética,musical,amorosa,social... 

Sessenta e seis livros unidos para guardarem a imutável Palavra de Deus, mas qual a essência dela? Meus pais me faziam esta pergunta quando eu era pequena eu respondia: o Amor de Deus. É ele quem reverbera pela História.


Pelo dicionário a palavra essência tem as seguintes definições : 

  1. aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo. 
  2. ideia central, argumento principal; espírito.

Quando eu penso sobre quem é a pessoa mais importante na Bíblia só uma pessoa vem a mente,um homem... Na verdade, Ele é o único homem que qualquer homem na face da Terra deveria amar , e deveria ser o único pelo qual todas as mulheres deveriam entregar o coração.


Jesus, Yeshua, Emanuel... Ele mesmo,o cara importante da Bíblia e,sim, literalmente do universo!



Ele é o mais santo, o mais glorioso ,digno,poderoso e ao mesmo tempo humilde,obediente, amoroso e fiel ser humano dessa Terra. Jesus é o mais humano do céu e é a única forma de comunicação de Deus com a Terra.


Jesus, o Rei e seu melhor amigo é a essência da Bíblia, muitos dizem que é a cruz,mas lembre-se de que a cruz por si só era só mais um elemento hediondo de tortura romana ,porém, a capacidade de transformação dAquele que é o Pão da Vida transformou um simbolo de morte em sinal de redenção e reconciliação de Deus com os homens.





Entenda, Ele não veio pra Terra por acaso, Sua morte não foi um fatalidade durante o caminho. 

                                         Não!

O Pai faz todas as coisas com propósito e esta em especial estava preparada para ser antes mesmo da criação surgir. Cristo permitiu-se encarnar lá no ventre da virgem Maria, nasceu como qualquer outro humano,se bem que no caso dele teve de nascer em condições ainda piores,num lugar onde animais ruminantes comiam e faziam suas necessidades, viveu 33 anos dos quais os últimos três foram exclusivos ao seu ministério e Ele tinha que morrer, Ele próprio ofereceu sua vida,pois ninguém tinha autoridade para mata--lo,sabia?



Nós morremos por causa do pecado que nos separa de Deus e está escrito que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), só que Jesus nunca pecou,nem na sua boca se encontrou dolo algum então a morte não poderia toca-lo. É por isso que Ele afirmou:


Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la.
     João 10:17,18

Enfim, não são os milagres a essência das Escrituras, nem as guerras, ou a justa ira do Senhor*** , andar sobre as águas e o maná do céu... Nada disso é mais importante do que o Deus encarnado.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
Colossenses 1:16-19




 Por Ana Paula Lima 


Foto Milkway in the Moonlight retirada do site da NASA: http://apod.nasa.gov/apod/ap160423.html
** Leitura recomendada capítulo 1 de Colossenses completo.
*** Só pra deixar claro, o que Deus mais aparece fazendo na Bíblia é rindo, a ideia de um Deus que está sempre irado é infundada e não passa de uma má interpretação.



Recomendado para você:
*15 melhores livros cristãos
*Pra que serve o batismo?
*Entre seguidores e amigos

Comentários