![]() |
"Como assim...palavrão?" ,alguns podem estar se perguntando.O que esse termo em inglês importado para o Brasil ,tem a ver com aquelas palavras de baixo calão que geral diz por ai?
De alguns anos pra cá a palavra gospel sofreu um desgaste tremendo a ponto de que algo que originalmente significa "evangelho/evangélico/boas novas", recebeu um tom pejorativo dentro e fora do meio cristão.
Mas por que isso aconteceu?
Para tentar explicar usarei o exemplo da música.
Mas por que isso aconteceu?
Para tentar explicar usarei o exemplo da música.
Afinal,não são apenas canções com temática bíblica visando adorar a Deus? Em princípio sim,porém, mesmo canções que pretendiam serem louvores ao Eterno parecem mais um "repeteco faz dinheiro", não que seja essa a intenção de todos os cantores e compositores desse meio e muito menos que todas as canções soem assim. Sei muito bem que Ele tem levantado servos(as) que conduzem verdadeiramente as pessoas a adoração por meio do louvor. E que esses servos vão desde o tiozinho desconhecido com viola na mão até ministérios com alcance internacional. Só que no meio disso tudo como em qualquer outra área ,tem aqueles que fazem só por fazer e apenas por si mesmos.
E poxa né,pessoal? O povo vai cansando dessa gororoba musical. São versos e mais versos nos quais Jesus Cristo é a bandeira....Do cartão "espiritual" de crédito para alcançar sucesso,especialmente, se for material.
Independente do estilo musical estamos detectando essa mesma temática que por vezes nos enoja e o fim de tudo isso são pessoas que mesmo ditas cristãs acabam usando uma palavra inocente pra se referir a (suposta) ganancia de fulano e beltrano. Criando padrões de medição absurdos como: se tiver x vezes o nome de Deus em tal música é cristã, se forem y vezes ela é gospel e se não tiver nenhuma menção ao nome de Deus não é de Deus.
Perceberam? Um absurdo,que é a mercantilização do que deveria ser adoração, vai ao outro extremo por parte de alguns tantos que por estarem ressabiados com o que ouvimos nos últimos tempos se tornam os Hoovers** do Gospel pra tentarem categorizar e classificar de forma fria e calculista,quase como uma fórmula matemática se aquilo é ou não para Deus.
Algumas semanas atrás tive o desgosto de ver mais de uma pessoa dizer : " Isso parece gospel". Num tom de deboche e desdém para com os próprios criadores das músicas. Outros ainda diziam: "cuidado pra não virarem gospel". A que ponto chegamos onde cristãos ameaçam cristãos com uma frase dessas???
A verdade é que após o desgaste deste gênero musical muita gente o vem associando as coisas ruins.Por pura MESQUINHARIA e BIRRA estão taxando de gospel tudo aquilo que fala da temática bíblica ,mas que por motivos volitivos eles não gostaram,afinal ninguém é obrigado a gostar de nada nem do próprio Deus já que Ele próprio nos dá escolha pra querê-lo ou não, e dai em diante parecem até fazer um esforço desnecessário pra que o mundo inteiro saiba o quão "lixo" a musica tal é. E sim, alguns chegam ao ponto de difamar/julgar cantores com essa prerrogativa.
Aos navegantes um recado. Jesus disse ide ao mundo pregar o evangelho e batizar em Nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo ,não disse que é pra você sair por ai chorando as pitangas de norte a sul do Brasil porque não gostou disso ou daquilo. É pra espalhar o amor de Cristo, não os seus desafetos.
Que cada um de nós procure adorar a Deus em espírito e em verdade e que não nos demoremos a nos arrependermos de nossos pecados. "ah mas fulano ta fazendo isso e ficando famoso", Blá-Blá-Blá.
Dica d'ouro: deixem fulano,ciclano e beltiscreide com Deus,tá?
"Em espírito / Em verdade / Te adoramos (2x) ... Pra te adorar ó Rei dos Reis/ Foi que eu nasci/ Ó Rei Jesus" (Trecho de Meu prazer (Em Espírito,em verdade)
Enquanto você perde tempo falando coisas que não deveriam ter tanta ênfase você não está adorando ao Senhor,se você não está adorando ao Senhor então não está fazendo aquilo que foi criado exclusivamente pra fazer e estar fora do propósito que Ele nos deu é tão grave quanto música gospel ruim.
*Foto original por Alan Shapiro
** Referencia ao criador do FBI ,J. Edgar Hoover
*Foto original por Alan Shapiro
** Referencia ao criador do FBI ,J. Edgar Hoover
Por Ana Paula Lima
Comentários
Postar um comentário